

Intercom Sul alcança propósito de (Re)pensar a Comunicação
Uma verdadeira imersão na comunicação. Nos dias 03, 04 e 05 de julho, a Unochapecó sediou o maior congresso de comunicação do Sul do Brasil. O evento recebeu mais de 1.200 acadêmicos, professores, pesquisadores e palestrantes.
O coordenador do evento, professor Marlon Santa Maria Dias, comenta que “foi desafiador organizar e executar um evento da magnitude de um Intercom, mas o resultado foi muito positivo. Isso se deve ao trabalho de uma equipe formada por quase 100 pessoas, incluindo professores, técnicos e estudantes voluntários, que atuaram na monitoria, apoio técnico e cobertura do evento".
O encontro foi um sucesso. “Os comentários dos congressistas foram elogiosos e não tivemos nenhum problema. Ao final, vimos o quanto os estudantes de todos os locais estavam animados com a premiação e com a experiência do evento. E, além disso, sentimos o quanto os nossos estudantes da Unochapecó também acabaram se envolvendo mais com os seus cursos através dessa iniciativa”, comemora.
O congresso
A programação do evento atendeu às demandas atuais da comunicação, levando em consideração as diferenças entre as áreas que abrange: jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, design, produção editorial, cinema e audiovisual, rádio e TV, games, comunicação digital, entre outras. Com a temática “(Re)pensar a Comunicação como Campo de Conhecimento, Formação e Práticas Profissionais”, foram realizados painéis com pesquisadores e profissionais da área, oficinas, Grupos de Trabalhos, trocas entre professores de ensino e extensão e apresentações de trabalhos acadêmicos.
O Prêmio Expocom seleciona os melhores trabalhos de acadêmicos da área em 71 categorias. A estudante da Universidade Estadual de Londrina, Manoelly Meneguetti, junto com seu grupo de estudos, recebeu um troféu na categoria Organização de Evento. “Esse prêmio significa tudo aquilo que a gente trabalhou durante a disciplina inteira de Gestão de Eventos em Relações Públicas. A gente se empenhou muito, foi a comemoração de 50 anos do curso que a gente ama fazer. Foi um trabalho que envolveu toda a nossa turma e estar aqui representando eles e representando e a UEL é muito gratificante”, comemora.
Contato com o mercado de trabalho
Promovida pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), na manhã do dia 03 de julho, ocorreu o painel “Pense Rádio, Pense TV: Oportunidades de Trabalho e o Novo Perfil Profissional”. A atividade abriu a programação do Intercom Sul 2025.
Com foco em apresentar as habilidades que o mercado de rádio e televisão exige dos novos profissionais, estiveram presentes no evento nomes de destaque da mídia regional, como o diretor executivo da Acaert, Guido Schvartzman, o coordenador da NSC TV Chapecó, Gilmar Luiz Fochessato, a gerente da NDTV RECORD Oeste, Ediani Outeiro, o jornalista da Rádio Peperi, Marcos Meller, e a jornalista Miriam Pereira, da Rede Princesa de Xanxerê.
Conforme o diretor executivo da Acaert, o novo perfil profissional deve ser multiplataforma, dinâmico e conectado à realidade da comunidade. “A gente espera um profissional que esteja antenado com as novas tecnologias, ou seja, que saiba utilizar todos os recursos digitais, inclusive a própria inteligência artificial, que está muito em ascensão nesse momento, mas que também saiba trafegar entre os veículos offline, ou seja, os veículos rádio e televisão”, destaca.
Marcadores sociais na comunicação
A palestra “Experiência como método e Interseccionalidade como Episteme na Comunicação”, ministrada pela professora doutora Fernanda Carrera (UFRJ), encerrou a primeira noite de congresso. A atividade teve como objetivo criar a reflexão no público como diferentes marcadores sociais, como gênero, raça e classe, atravessam e influenciam os modos de produção e análise do conhecimento em comunicação.
A professora destaca que embora a interseccionalidade seja um conceito já bastante difundido, ainda há desafios em compreender sua complexidade no campo comunicacional. “A gente pode ser atravessado por diversas matrizes de opressão e de privilégio, mas algumas ganham centralidade em determinadas situações. Então, é um método situacional, contextual”, explica.
Cultura digital, consumo e influência
A programação contou ainda com o painel apresentado pelas doutoras em Comunicação, Ali Machado e Issaaf Karhawi. As pesquisadoras buscaram discutir sobre o consumo material e digital e como os influenciadores impactam a comunicação. O painel foi pensado para abordar os entrelaçamentos entre cultura digital e comunicação.
Durante sua fala, a dra. Ali Machado explica conceitos sobre como a comunicação e o consumo são processos de interação. “Quando nós falamos de consumo digital, falamos sim sobre redes sociais, mas estamos tratando isso como gêneros culturais”, explica.
A dra. Issaaf Karhawi apresentou seu livro “De Blogueira a Influenciadora”. Segundo ela, os conteúdos são feitos sob medida para o público consumidor, com a ideia da regulação do algoritmo. “É interessante perceber como todo o ecossistema midiático é impactado, tanto pelas plataformas quanto pelos influenciadores digitais”, pontua.
Troca de conhecimento
A acadêmica Mariana Antunes Rodrigues, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), viveu o Intercom ao máximo. Junto com seus colegas, ela apresentou dois trabalhos no Expocom - um podcast e um documentário - e também participou dos GTs com trabalhos sobre repercussão noticiosa. “É muito bom poder ouvir pesquisadores especializados na área e também acompanhar o trabalho de outros colegas, contribuir e discutir sobre Jornalismo", avalia positivamente.
Texto: Max Vitor, estagiário da Acin Jornalismo, sob supervisão de Bruna Deitos
Foto: Gabriel Borges
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Debate sobre experiência e interseccionalidade encerra 1º noite
A relação entre vivência, linguagem e subjetividade foi o ponto de partida da palestra “Experiência como método e Interseccionalidade como Episteme na Comunicação”, ministrada pela Professora Doutora Fernanda Carrera (UFRJ), na noite desta quinta-feira (3), no Salão Nobre da Unochapecó, durante o Intercom Sul 2025. A atividade instigou o público a refletir sobre como diferentes marcadores sociais, como gênero, raça e classe, atravessam e influenciam os modos de produção e análise do conhecimento em comunicação.
A professora destacou que, embora a interseccionalidade seja um conceito já bastante difundido, ainda há desafios em compreender sua complexidade no campo comunicacional. “A gente pode ser atravessado por diversas matrizes digitais de opressão e de privilégio, mas algumas ganham centralidade em determinadas situações. Então, é um método situacional, contextual”, afirmou.
Estudos de mídia
Com base em exemplos de estudos de mídia, Fernanda explicou como uma abordagem interseccional pode modificar significativamente a interpretação de determinados fenômenos. Ao citar o caso de reportagens sobre mulheres presas com drogas, ela apontou como o apagamento da palavra “traficante” em certos contextos revela mais do que uma análise de gênero.
“Tem uma diferença se a gente aciona na análise das matérias também a questão racial e de classe, não só de gênero, especificamente. Então, quando a nossa análise é interseccional, ela vai nos dar um endereçamento diferente para os achados. Ela vai acionando camadas de significação que vão redirecionando nossas conclusões”.
A interseccionalidade, segundo a pesquisadora, permite visualizar as múltiplas formas de desigualdade de forma integrada, algo essencial para compreender como certos discursos são legitimados ou invisibilizados nas trocas sociais. Para ela, é nesse ponto que a experiência se revela não apenas como objeto, mas como método.
“Vai ser a diferença que vai construir as lentes através das quais a gente olha para os nossos objetos de pesquisa. Quando falamos em mídia, representação, discurso, performance, consumo, falamos de modos de inscrição simbólica de sujeitos que são atravessados por relações interseccionais. Porque vão ser sujeitos concretos, vão ser pessoas que têm carne, deslocamentos, que têm estratégias comunicacionais, que vão revelar para a gente tensões da linguagem, vão revelar para a gente as vestes do discurso, os desvios da norma”, explicou a professora.
Intercom Sul 2025
A palestra fez parte da programação oficial do Intercom Sul 2025, um dos maiores congressos de comunicação da região Sul, que nesta edição foi sediado pela Unochapecó. Ao reunir estudantes, professores e pesquisadores de diversas instituições, o evento se consolidou como um espaço de troca, aprofundamento teórico e valorização de práticas acadêmicas que dialogam com a realidade social.
Texto: Nycoli Ludwig
Foto: Gabriel Borges

Painel debate relação entre consumo e influência no ambiente digital
Na manhã de sexta-feira (04), aconteceu no Salão Nobre da Unochapecó o painel “Cultura Digital, Consumo e Influência”, com as doutoras Ali Machado e Issaaf Karhawi, promovido no Intercom Sul 2025.
A conversa com as pesquisadoras buscou discutir sobre o consumo material e digital e como os influenciadores impactam a comunicação. O painel foi pensado para abordar os entrelaçamentos entre cultura digital e comunicação.
“Consumir também é produzir”
Durante a primeira parte, a Dra. Ali Machado abordou temas como sociedade do consumo. Ela compartilhou suas ideias sobre a apropriação dos consumidores, que fazem de lugares distintos realidades distintas de um mercado global. Além disso, explicou conceitos sobre como a comunicação e o consumo são processos de interação. “Quando nós falamos de consumo digital, falamos sim sobre redes sociais, mas estamos tratando isso como gêneros culturais”, contou.
“Ecossistema midiático”
A Dra. Issaaf focou sua fala utilizando seu livro “De Blogueira a Influenciadora”, sua pesquisa que busca compreender o comportamento dos influenciadores nas redes sociais e como isso transforma o mundo da comunicação. Segundo ela, os conteúdos são feitos sob medida para o público consumidor, com a ideia da regulação do algoritmo. “É interessante perceber como todo o ecossistema midiático é impactado, tanto pelas plataformas quanto pelos influenciadores digitais”.
O congresso
O Intercom Sul 2025 acontece na Unochapecó, dos dias 3 a 5 de julho. Ele é um dos maiores congressos de comunicação do país e além de promover painéis como este, também possui oficinas, minicursos, mesas temáticas e apresentação de trabalhos científicos.
Texto: Sophia Fransozi; estagiária da Acin Jornalismo sob supervisão de Bruna Deitos
Foto: Giuliana Padilha

Painel da Acaert descomplica mercado de trabalho para acadêmicos
Promovida pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), na manhã desta quinta-feira (3), ocorreu o painel “Pense Rádio, Pense TV: Oportunidades de Trabalho e o Novo Perfil Profissional”. A atividade abriu a programação do Intercom Sul 2025, maior congresso de comunicação da região Sul, e reuniu acadêmicos e profissionais para discutir os rumos do mercado de trabalho na área da comunicação.
Com foco em apresentar as habilidades que o mercado de rádio e televisão exige dos novos profissionais, estiveram presentes no evento nomes de destaque da mídia regional, como o diretor executivo da Acaert, Guido Schvartzman, o coordenador da NSC TV Chapecó, Gilmar Luiz Fochessato, a gerente da NDTV RECORD Oeste, Ediani Outeiro, o jornalista da Rádio Peperi, Marcos Meller, e a jornalista Miriam Pereira, da Rádio Princesa de Xanxerê.
Conforme o diretor executivo da Acaert, o novo perfil profissional deve ser multiplataforma, dinâmico e conectado à realidade da comunidade. “A gente espera um profissional que esteja antenado com as novas tecnologias, ou seja, que saiba utilizar todos os recursos digitais, inclusive a própria inteligência artificial, que está muito em ascensão nesse momento, mas que também saiba trafegar entre os veículos offline, ou seja, os veículos rádio e televisão”, destacou.
“O rádio e a televisão, o ecossistema da comunicação, do rádio e da televisão, têm capacidade de absorver profissionais multidisciplinares. A gente faz esse debate para que as pessoas saibam como se inserir nesse mercado, trazendo gestores de comunicação para que os alunos possam abordar diretamente quem contrata, entender o que ele precisa do novo profissional. A nossa ideia é aproximar o mercado para que a universidade possa formar profissionais de acordo com a necessidade", completou Guido.
Essência e tecnologia
Durante o evento, os estudantes também puderam fazer perguntas e ouvir relatos de quem vive o dia a dia nas redações. Para o jornalista Marcos Meller, da Rádio Peperi, a essência do jornalismo continua viva, mesmo em meio às transformações tecnológicas.
“O que se alteraram foram as plataformas, a linguagem, mas a essência do jornalismo, continua. Aliás, é cada vez mais importante que o jornalista se torne um canal de comunicação, fazendo a diferença na checagem e na verificação dos fatos, trabalhando com seriedade e respeito”, afirmou Marcos.
O congresso
Além de debates como esse, o Intercom Sul 2025 seguirá até o sábado (5), com uma programação intensa, que inclui oficinas, minicursos, mesas temáticas e apresentação de trabalhos científicos. O congresso reúne mais de mil estudantes, professores e profissionais dos três estados do Sul e transforma a Unochapecó em um ponto de encontro entre o conhecimento acadêmico e o mercado da comunicação.
Texto: Nycoli Ludwig
Fotografia: Leonardo Pasini

Cultura digital é tema de painel no Intercom Sul 2025
O Intercom Sul 2025 promove o debate sobre a comunicação como campo de conhecimento, formação e práticas profissionais, e reunirá mais de mil estudantes e professores da área. A programação do evento, que acontece de 3 a 5 de julho, está rica em debates, oficinas e palestras.
No segundo dia de congresso, dia 4 de julho, acontecerá às 10h30, o painel com duas pesquisadoras da área: Ali Machado e Issaaf Karhawi, que abordam Cultura Digital, Consumo e Influência. O tema é pensado para tratar sobre os entrelaçamentos entre cultura digital e comunicação, a partir de duas diferentes noções centrais, na pesquisa e na profissão: o consumo e a influência.
Ali Machado é professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (ICHI/FURG) e tem doutorado e mestrado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM). Ela possui uma pesquisa sobre intersecção entre estudos de gênero, antropologia digital e comunicação, investigando a forma com que as pessoas se apropriam de tecnologias digitais em suas vidas cotidianas, reformulando as noções de consumo hoje.
Issaaf Karhawi é professora da Universidade de São Paulo, junto ao Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Doutora e mestre em Ciências da Comunicação também pela ECA-USP e jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), se dedica a pensar a noção de “influenciador digital”, hoje tão presente em nossa cultura, trazendo a historicidade do conceito e tensões e conflitos que envolvem esse novo “profissional” que recupera para os estudos de comunicação.
O congresso
Intercom Sul é o principal evento científico da área da comunicação da Região Sul que acontece, este ano, em Chapecó. A Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) sediará o evento de 3 a 5 de julho de 2025.
Texto: Max Vitor; estagiário da Acin Jornalismo sob supervisão de Bruna Deitos

Fernanda Carrera aborda interseccionalidade na comunicação
O 24º Intercom Sul terá sua abertura oficial na noite da quinta-feira (03). A solenidade de abertura do Intercom Sul 2025 começa às 18h30, e às 19h, a palestra com Fernanda Carrera (UFRJ) tratará do tema “Experiência como Método e Interseccionalidade como Episteme na Comunicação”. A pauta trará reflexões com base na trajetória de Fernanda como pesquisadora de raça, gênero e interseccionalidade. A palestrante é doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é líder do grupo de pesquisa LIDD - Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (UFRJ).
A professora convida o público a pensar os descentramentos que a experiência provoca quando considerada no processo de pesquisa acadêmica. Experiência e interseccionalidade não aparecem como conceitos apenas, mas são refletidos pela pesquisadora como centrais para repensar a comunicação através de outros lugares e de outras vivências.
A abertura acontecerá à noite, porém, durante o dia já haverá movimentação. O painel “Pense rádio, pense TV: Oportunidades de trabalho e o novo perfil profissional” começa às 10h, ele será realizado em parceria com a Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão). Além disso, as sessões de apresentações dos trabalhos Expocom pela parte da tarde.
O congresso
O Intercom Sul 2025, o maior congresso de comunicação do Sul, acontece na Unochapecó nos dias 3, 4 e 5 de julho. Para informações complementares sobre o evento e a programação, acesse o site do Intercom: www.intercomsul2025.com.br
Texto: Sophia Fransozi; estagiária da Acin Jornalismo sob supervisão de Bruna Deitos

Conhecimento, formação e práticas profissionais: veja a programação
Nos dias 3, 4 e 5 de julho, a Unochapecó promove o Intercom Sul 2025. Mais de mil congressistas, entre estudantes e pesquisadores, de Comunicação dos três estados do Sul do país se encontrarão em Chapecó/SC. De quinta até sábado, a programação promete uma grande troca de experiência entre acadêmicos, professores e profissionais.
O congresso é pensado para abordar temáticas contemporâneas e que impactam a Comunicação, tanto na área acadêmica quanto profissional. O tema do evento, nesta edição, é “(Re)pensar a Comunicação como Campo de Conhecimento, Formação e Práticas Profissionais”.
Quinta-feira, dia 03 de julho
Na quinta-feira pela manhã, o credenciamento inicia às 8h. O painel “Pense rádio, pense TV: Oportunidades de trabalho e o novo perfil profissional”, pensado em parceria com a Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão), começa às 10h. Ele contará com profissionais do rádio como Marcos Meller (Rádio Peperi/São Miguel do Oeste) e Miriam Pereira (Rádio Princesa/Xanxerê), e também da TV como Ediani Outeiro (gerente de Jornalismo e Operacional/ND TV Record) e Gilmar Luiz Forchesatto (Coordenador de Jornalismo/NSC TV Chapecó), que falarão sobre sua trajetória e as transformações na profissão nesses meios. Além disso, o presidente da Acaert, Fabio Bigolin, fará uma fala apresentando resultados sobre o consumo desses meios.
Pela tarde, acontecem as sessões de apresentações dos trabalhos Expocom. A solenidade de abertura começa às 18h30. Às 19h, a palestra de abertura com Fernanda Carrera, com o tema de “Experiência como Método e Interseccionalidade como Episteme na Comunicação”, dá início oficial ao Intercom Sul 2025. A fala trará reflexões com base na trajetória de Fernanda como pesquisadora de raça, gênero e interseccionalidade.
Sexta-feira, dia 04 de julho
A partir das 8h da sexta-feira, terão início as oficinas e os workshops. Na mesma manhã acontecem a Jornada de Extensão (debate sobre as experiências com projetos extensionistas dentro das universidades) e o Fórum Ensicom (trabalhos voltados para o ensino nos cursos de comunicação, com relatos a respeito do uso de novas metodologias).
Ainda, a partir das 10h30, o painel Cultura digital, consumo e influência, com as professoras Dra. Ali Machado (FURG) e Dra. Yssaaf Karhawi (USP), acontece no Salão Nobre (Bloco C1). A mesa foi pensada para abordar os entrelaçamentos entre cultura digital e comunicação.
Para finalizar a sexta-feira, os Centros Acadêmicos (CA), juntamente das Atléticas dos cursos de comunicação da Unochapecó, realizarão a “Intercaos”, a festa de integração dos estudantes. A partir das 22h, o encontro ocorre na Cubo, centro de Chapecó. Para informações complementares, acompanhe as redes sociais dos CA’s de Design, Publicidade e Propaganda, Cinema e Mídias Digitais e Jornalismo.
Sábado, dia 05 de julho
Para o último dia de Intercom, às 10h acontece o “Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social”, no Salão Nobre (Bloco C1). Além disso, ocorre a premiação do Expocom. Às 12h, o evento se encerra.
Segundo um dos coordenadores do Intercom Sul 2025, professor Marlon Santa Maria Dias, o evento é pensado para abranger estudantes de diferentes realidades. “Buscamos trazer não apenas nomes de referência na área, mas profissionais e pesquisadores que apresentam abordagens inovadoras, criativas e provocativas para pensar a Comunicação, como campo profissional e como campo científico”. Ele explica que quem participar conseguirá ter uma noção mais ampla sobre o campo da comunicação e sobre as discussões urgentes e emergentes na área.
Toda a programação está completa no site do Intercom Sul: www.intercomsul2025.com.br.
Texto: Sophia Fransozi; estagiária da Acin Jornalismo sob supervisão de Bruna Deitos;
Fotografia: Max Vitor

Painel com a Acaert reúne profissionais na abertura do Congresso
A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) participará com profissionais da área de comunicação no primeiro painel do Intercom Sul 2025. Com o tema “Pense Rádio, Pense TV: Oportunidades de trabalho e o novo perfil profissional”, estarão presentes os especialistas: o diretor executivo da Acaert, jornalista Guido Schvartzman, a gerente de Jornalismo e Operacional da NDTV RECORD Oeste, Ediani Outeiro, o coordenador de jornalismo da NSC TV em Chapecó, Gilmar Luiz Fochessato, o jornalista da Rádio Peperi/São Miguel D’Oeste, Marcos Meller, e a radialista da Rádio Princesa de Xanxerê, Miriam Pereira.
O encontro acontecerá no Salão Nobre da Unochapecó, no dia 03 de julho, às 10h. Na oportunidade, a associação discutirá qual o novo perfil do profissional de comunicação e as diferentes novas características exigidas. O objetivo principal é dialogar com os acadêmicos sobre quais as características que as empresas estão buscando, entender as expectativas dos futuros profissionais, e também o que as chamadas mídias tradicionais, como o rádio e televisão, podem contribuir para abrir horizontes para os futuros profissionais da área.
Os painelistas atuam no mercado regional e compartilharão experiências e relatos do seu dia a dia nas emissoras. O coordenador de Comunicação Institucional e Projetos Especiais da Acaert, Marco Aurélio Gomes, explica que o painel “irá gerar uma oportunidade de conhecimento e aproximação dos acadêmicos com a área, já que a associação apresentará dados do rádio e da televisão em Santa Catarina”.
A Acaert
Fundada em 22 de novembro de 1980, a entidade trabalha em prol da profissionalização e fortalecimento do segmento das emissoras de Rádio e Televisão de Santa Catarina.
A associação atua como representante do segmento, além de apoiar às ações da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), promove o crescimento de seus associados através da Central Acaert de Rádio, realização de eventos e do Prêmio Acaert, e oferece ainda assistência Jurídica e Técnica, além de apoiar eventos do mercado da mídia.
São 260 emissoras de rádio e 24 emissoras de televisão associadas, representando 100% das emissoras comerciais e educativas de Santa Catarina.
O Congresso
Intercom Sul é o principal evento científico da área da comunicação da Região Sul que acontece, este ano, em Chapecó. A Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) sediará o evento de 3 a 5 de julho de 2025 e reunirá mais de mil estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O congresso permitirá aos inscritos a participação em mesas-redondas, oficinas e minicursos com especialistas, conferências, entre outras atividades que irão agregar profissionalmente e academicamente.
Para conferir a programação completa do congresso acesse o site do evento www.intercomsul2025.com.br.
Texto: Max Vitor; estagiário da Acin Jornalismo sob supervisão de Bruna Deitos;
Fotografia: Divulgação Acaert

Pátio Shopping Chapecó é apoiadora do Intercom Sul
O Pátio Shopping Chapecó é uma excelente opção de alimentação, compras e lazer para os participantes do Intercom Sul. Localizado no bairro Líder, a aproximadamente 4 km da Unochapecó, o trajeto até o shopping leva cerca de 10 minutos de carro.
Com uma ampla praça de alimentação e 35 operações gastronômicas, o shopping reúne diversas marcas reconhecidas. Conta ainda com um cinema moderno e 120 lojas, incluindo 6 megalojas, 12 quiosques, 6 lojas âncoras e 3 semi-âncoras, oferecendo uma grande variedade de produtos e experiências.
O espaço dispõe de um estacionamento com 1.300 vagas, proporcionando mais conforto e praticidade aos visitantes.
Durante o Intercom Sul, o Pátio Shopping Chapecó se destaca como uma alternativa conveniente para almoços e jantares nos intervalos da programação, além de ser uma excelente opção de lazer para os momentos livres.
Texto: Max Vitor; estagiário da Acin Jornalismo sob supervisão de Bruna Deitos;
Fotografia: Pátio Shopping Chapecó

Unochapecó recebe o maior congresso de comunicação do Sul
O principal evento científico da área da comunicação da Região Sul acontece, este ano, em Chapecó. A Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) sediará, de 3 a 5 de julho de 2025, o Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul). O evento reúne estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O congresso, que deve reunir mais de mil pessoas, permitirá aos inscritos a participação em mesas-redondas, oficinas e minicursos com especialistas, conferências, entre outras atividades que devem agregar aos âmbitos profissionais e acadêmicos dos participantes.
A programação do evento busca atender às demandas atuais da comunicação, levando em consideração as diferenças entre as áreas que abrange: jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas, design, produção editorial, cinema e audiovisual, rádio e TV, games, comunicação digital, entre outras. O Intercom Sul chega à 24º edição e, neste ano, segue a temática “(Re)pensar a Comunicação como Campo de Conhecimento, Formação e Práticas Profissionais”, assunto que objetiva discutir de que modo a Comunicação se articula como um saber, um campo profissional e um setor importante da sociedade.
Premiações
Dentro do evento, acontecem duas premiações, a Expocom, que avalia trabalhos desenvolvidos e submetidos pelos graduandos em 71 modalidades diferentes e divididos em seis grandes categorias. A segunda competição é intitulada “Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social” e é voltada para trabalhos que geram ou podem gerar impacto social no meio em que atuam. Além disso, os congressistas podem participar de três atividades: o Fórum Ensicom, a Jornada de Extensão e os Grupos de Trabalho (GTs).
O Fórum Ensicom recebe trabalhos voltados para o ensino nos cursos de comunicação, com relatos a respeito do uso de novas metodologias. A Jornada de Extensão funciona como um debate sobre as experiências com projetos extensionistas dentro das universidades. Já nos GTs podem se inscrever desde estudantes de graduação e pós-graduação até pesquisadores formados para a demonstração de resultados finais ou parciais de pesquisas em diferentes níveis.
A premiação da Expocom costuma ser a mais conhecida entre os acadêmicos. O professor da Escola de Comunicação e Criatividade da Unochapecó e um dos organizadores do Intercom Sul 2025, Marlon Santa Maria Dias, fala sobre o prêmio Expocom, que, segundo ele, é a principal e maior premiação da área. “Quem participa tem a chance de ter seu trabalho visibilizado e, se ganhar a etapa regional, ainda ganha a inscrição para concorrer na etapa nacional”. Marlon também destaca a importância e a necessidade da participação dos alunos locais no congresso e nas premiações.
O docente ainda ressalta os benefícios da participação no evento, que incentiva a presença dos estudantes na área acadêmica. “As palestras, painéis e oficinas são oportunidades de os congressistas terem contato com profissionais reconhecidos na área e que trazem, através das suas trajetórias profissionais e de pesquisa, ideias interessantes para pensar o campo da comunicação hoje”, defende. Segundo ele, os GTs também são excelentes oportunidades para que os estudantes apresentem seus trabalhos e conheçam as pesquisas e assuntos relacionados à área que podem, futuramente, auxiliar em novos estudos, como no desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).
Segunda vez em Chapecó
Em 2012, a Unochapecó também foi sede do congresso regional. A coordenadora e professora do curso de Publicidade e Propaganda, Jacira Medronha, comenta a evolução desta edição: “Nós estávamos em um momento diferente. Agora em 2025, nós temos nossa própria temática que é repensar a comunicação. Então estamos nessa fase de transformações do universo da comunicação e temos a possibilidade de reunir pesquisadores”. Ela ainda destaca que, hoje, a Unochapecó está ainda mais preparada para receber grandes eventos como o Intercom Sul.
Jacira também analisa a importância da troca de conexões e experiências com pessoas da área que o evento proporciona para os estudantes, contatos esses que podem ser necessários para o futuro. “É uma forma de valorizarmos a universidade em que estamos, de levar o que a Unochapecó tem de tão diferencial", completa. Para finalizar, ela ressalta um viés positivo relacionado à expectativa do evento: “A espera é de que tenhamos um Expocom extremamente fortalecido e com trabalhos bastante qualificados. Isso mostra o quanto a região Sul tem uma entrega bastante técnica e de qualidade em relação aos trabalhos da comunicação”.
O Intercom Sul é um dos eventos regionais que antecedem o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional) que, neste ano, acontecerá em Vitória, no Espírito Santo. Ambos são promovidos pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, a Intercom. Atualmente, essa é a associação científica de maior reconhecimento na área, por reconhecer a variedade de autores e áreas da comunicação e pelo grande tempo de atuação.
Inscrições
As inscrições estão abertas e o primeiro lote encerra dia 29 de maio. Mais informações podem ser obtidas no site oficial intercomsul2025.com.br e nas redes sociais instagram.com/intercomsul2025
Texto: Leticia Begotto Buratti e Sophia Fransozi; estagiárias da Acin Jornalismo sob supervisão de Bruna Deitos;
Fotografia: Arquivo Acin Jornalismo